sábado, 4 de agosto de 2007

A ISHA fala sobre os relacionamentos, os vícios e sobre o mundo ideal que desejamos.

Quarta-feira 1 de Agosto, 2007


Na medida que traduzo os darshans destes dias, vou encontrando pequenas jóias que compartilharei com vocês, como esta.
Desfrutem!
Durga.

Uma estudante pergunta:

Quando você ama incondicionalmente alguém que é bem próximo de você, e ele está se auto destruindo, como você pode se desapegar desse drama? Pois se essa situação doe, o que é que acontece com o sentimento humano, quando somos cento por cento reais? Você fala para ele, "pare com esse vício que está te destruindo"? O que você pode fazer se você o ama, mas doe?

A Isha responde:

O ponto é que do que você me fala não é amor incondicional, mas está cheio de condições, porque você precisa que o outro cuide de si para você se sentir segura, desse jeito você não será abandonada, necessita que ele se cuide para você.

O amor incondicional conhece sua própria grandeza, e permite que cada um tenha sua própria experiência. E quando alguém está tendo uma experiência com a qual você não concorda, porque acha que é destrutiva, você não sofre. Você fala sua verdade, mas depois solta.

O que você fala não é amor incondicional, mas é um amor que vem da necessidade. "Eu preciso que você se cuide, dessa forma eu não sofro". Mas se você está completa dentro de si, não precisa mudar ninguém porque você está completa dentro.

Tem algo que você precisa ver, e justamente este era um dos meus grandes dramas. Eu sempre acostumava encontrar alguém que eu podia consertar. Meus parceiros sempre tinham vícios ou eram disfuncionais de algum jeito. Porque na verdade, isso fazia com que eu me viesse bem normal, poderosa e correta, porque minha vida funcionava perfeitamente! Eu achava isso. Mas depois colocava todo o meu foco em consertar ao outro. Por quê? Porque não queria olhar para mim, dentro de mim tinha muito medo. Medo ao abandono, medo a que as pessoas que eu amava morressem, medo a um milhão de coisas, devido a tudo o que tinha acontecido no passado.


Eu deixei esse vício ir embora, pois isso era, um vício. Eu estava viciada às pessoas com o vício a se auto destruir. Então eu curei mim mesma, e já não tenho isso. Eu falo minha verdade, sustento as pessoas na sua grandeza, e isso é porque eu conheço minha própria grandeza, e conheço a verdade.

E nossa sociedade toda vira em volta disto! "Oh meu filho de 18 anos, esta se drogando..." Todos compreendem do que estou falando, não é? Claro que é difícil, especialmente se você é mãe e vê o seu filho fazendo estas coisas. E claro, é sua responsabilidade porque você é a mãe, mas é a sua responsabilidade se amar, é a sua responsabilidade ser livre internamente, é a sua responsabilidade sustentar a consciência, ser uma luz. E ao mesmo tempo, tem que deixar que o outro tenha sua própria experiência. Por quê? O que é que permite às pessoas brilhar, madurar? Acaso foi aquilo que teus pais falaram ou foi tua própria experiência? (se escuta..."minha experiência"). É claro, porque é através da própria experiência que aprendemos.

Então, ele é Deus, e nada pode acontecer com Deus. Mas Deus está tendo uma experiência humana, e todo tipo de coisas acontecerão com ele, coisas belas, coisas tristes, coisas boas e coisas que percebemos como ruins, e tudo isto vai lhe acontecer porque disto trata-se a vida, é uma aventura, uma experiência e está cheia de uma multidão de cores diferentes.

Mas ele é Deus, Ele é Deus e nada está acontecendo com Deus. Sim, algo está acontecendo aqui, mas não é real. Então, uma vez que você encontra sua própria grandeza, pode ver a perfeição em tudo.

Acaso isto significa que vamos ser passivos frente às coisas? Não, estamos sempre elevando a consciência, e além disso, temos a idéia de como seria o mundo ideal que desejamos. Mas, o mundo ideal começa por cada indivíduo. Começa com a responsabilidade de amar você mesmo exatamente como é. E o que é engraçado, é que quando você faze tudo isto, todos mudam, é incrível, porque tudo é um espelho. Então, você fala o que quer falar, e depois se foca em amar a si mesma.

Nenhum comentário: